Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ÍNDIOS DO BRASIL - XAVANTES MATO GROSSO.


Minha fotoxavante_1
Os xavantes são um grupo indígena que habita o leste do estado brasileiro do Mato Grosso, mais precisamente nas reservas indígenas de Areões, Marechal Rondon, Parabubure, Pimentel Barbosa, São Marcos, Áreas Indígenas Areões I, Areões II, Maraiwatsede, Sangradouro/Volta Grande, Terras Indígenas Chão Preto, Ubawawe, bem como o Noroeste de Goiás, nas Colônias Indígenas Carretão I e Carretão II.Espalhados pela região da Serra do Roncador e do Vale do Araguaia, os Xavantes já dominaram grande parte da região Centro-Oeste brasileira. Originários de Goiás, migraram para o Mato Grosso no século XIX fugindo dos aldeamentos de colonização no interior do estado.A migração durou alguns anos e, após atravessarem o Rio Araguaia, entraram em conflitos com os índios Karajá que ocupavam a região da Ilha do Bananal. Posteriormente, brigas internas causaram a divisão da etnia em várias aldeias, que se espalharam e povoaram o vale do Rio das Mortes, iniciando os primeiros contatos com o não-índio.

Os Xavantes são um povo forte e orgulhoso, tendo a reputação de serem muito agressivos e guerreiros. A primeira tentativa de pacificar os Xavantes ocorreu no século 19, quando o governador da província de Goiás arrebanhou muitos Xavantes naquela área e os instalou num grupo de aldeias oficiais com outros grupos tribais e não-indígenas. Eles não se conformaram com a perspectiva de ficarem ali por muito tempo, e eventualmente fugiram de volta para a selva. Eles permaneceram relativamente inacessíveis até à década de 40 e 50. Até fins dos anos 50, todas as facções Xavantes, que tinham migrado para o estado de Mato Grosso, tinham sido pacificadas – o último dos grandes grupos tribais no Brasil a iniciar contato regular com
A cultura do povo xavante


xavante_14
xavante_9

 .xavante_7xavante_15


Para os xavantes, o seu nome tem o significado de “povo verdadeiro”. Essa cultura tem um forte apego às tradições e ao modo de vida de seus ancestrais. Como na maioria das culturas indígenas, os valores e a maneira de viver são passados de geração em geração pela palavra, ou seja, pela história oral, ficando a cargo dos mais velhos o ensinamento dos mais jovens.
Portanto, há a valorização dos idosos enquanto portadores da memória e da cultura em função da sua experiência de vida, tendo estes um lugar de destaque nesse tipo de sociedade.
Os xavantes vivem hoje nos Estados do Mato Grosso e Goiás, na região Centro-Oeste do país.

A educação que recebe um menino xavante é diferente da educação da menina e isso se deve aos papéis que homem e mulher ocupam na sociedade.

 

domingo, 23 de setembro de 2012

ÍNDIOS DO BRAZIL -

Guajajaras
Os Guajajaras habitam o noroeste do estado do Maranhão. Estão freqüentemente em conflito com autoridades pois cultivam maconha em suas terras. Atualmente existem em torno de 20.000 guajajaras.Image Hosted by ImageShack.us


 Terena
Os terena são muito urbanizados. Alguns trabalham no comercio e vivem normalmente no estado do Mato Grosso do Sul. Atualmente sua população esta próxima de 20.000 índios.
Image Hosted by ImageShack.us

Caingangue
Os caingangues elegem seus lideres democraticamente e homens maiores de 15 anos podem ser escolhidos. São atualmente 25.000 indivíduos. Estão presentes em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Image Hosted by ImageShack.us
- Xavante
Cerca de 70 aldeias de índios xavantes estão localizadas no estado do Mato Grosso. Em festas típicas os xavantes usam uma espécie de gravata feita de algodão. População de quase 13.000 indivíduos.
Image Hosted by ImageShack.us
Adicionar legenda
Pataxó
Sobrevivem basicamente de seu artesanato rico em peças de madeira, penas e cipó. Em suas festas típicas fazem o Mukussuy, um peixe assado em folhas de palmeira e o Kauím, um vinho feito de mandioca. São quase 11.000 índios.
Image Hosted by ImageShack.us




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ÍNDIOS DO BRASIL - GUARANI

- Guarani
Na América do Sul os índios guaranis podem ser encontrados além do Brasil, na Argentina, no Uruguai, na Bolívia e no PARAGUAI
. Atualmente são aproximadamente 30.000 índios.