Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

ÍNDIOS DO BRASIL - XAVANTES MATO GROSSO.


Minha fotoxavante_1
Os xavantes são um grupo indígena que habita o leste do estado brasileiro do Mato Grosso, mais precisamente nas reservas indígenas de Areões, Marechal Rondon, Parabubure, Pimentel Barbosa, São Marcos, Áreas Indígenas Areões I, Areões II, Maraiwatsede, Sangradouro/Volta Grande, Terras Indígenas Chão Preto, Ubawawe, bem como o Noroeste de Goiás, nas Colônias Indígenas Carretão I e Carretão II.Espalhados pela região da Serra do Roncador e do Vale do Araguaia, os Xavantes já dominaram grande parte da região Centro-Oeste brasileira. Originários de Goiás, migraram para o Mato Grosso no século XIX fugindo dos aldeamentos de colonização no interior do estado.A migração durou alguns anos e, após atravessarem o Rio Araguaia, entraram em conflitos com os índios Karajá que ocupavam a região da Ilha do Bananal. Posteriormente, brigas internas causaram a divisão da etnia em várias aldeias, que se espalharam e povoaram o vale do Rio das Mortes, iniciando os primeiros contatos com o não-índio.

Os Xavantes são um povo forte e orgulhoso, tendo a reputação de serem muito agressivos e guerreiros. A primeira tentativa de pacificar os Xavantes ocorreu no século 19, quando o governador da província de Goiás arrebanhou muitos Xavantes naquela área e os instalou num grupo de aldeias oficiais com outros grupos tribais e não-indígenas. Eles não se conformaram com a perspectiva de ficarem ali por muito tempo, e eventualmente fugiram de volta para a selva. Eles permaneceram relativamente inacessíveis até à década de 40 e 50. Até fins dos anos 50, todas as facções Xavantes, que tinham migrado para o estado de Mato Grosso, tinham sido pacificadas – o último dos grandes grupos tribais no Brasil a iniciar contato regular com
A cultura do povo xavante


xavante_14
xavante_9

 .xavante_7xavante_15


Para os xavantes, o seu nome tem o significado de “povo verdadeiro”. Essa cultura tem um forte apego às tradições e ao modo de vida de seus ancestrais. Como na maioria das culturas indígenas, os valores e a maneira de viver são passados de geração em geração pela palavra, ou seja, pela história oral, ficando a cargo dos mais velhos o ensinamento dos mais jovens.
Portanto, há a valorização dos idosos enquanto portadores da memória e da cultura em função da sua experiência de vida, tendo estes um lugar de destaque nesse tipo de sociedade.
Os xavantes vivem hoje nos Estados do Mato Grosso e Goiás, na região Centro-Oeste do país.

A educação que recebe um menino xavante é diferente da educação da menina e isso se deve aos papéis que homem e mulher ocupam na sociedade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário