Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de novembro de 2012

OS DEZ MANDAMENTOS

       OS DEZ MANDAMENTOS                         


                      JESUS SENHOR DOS SÁBADOS
 
Nos relatos evangélicos se registram sete curas realizadas por Cristo no sábado. 

(Lucas 4:33, 38-39; 6:6-10; 13:10-17, 14:2-4; João 5:5-10; 9:1-14). 
Alguns pontos são evidentes ao examinarmos tais relatos. 
Vejamos:
 
Sempre que Jesus cura alguém no dia de sábado, Ele é acusado de ser um transgressor do quarto mandamento (Êxodo 20:8-11);

A defesa de Jesus é realizada de maneira enfática. Ele se defende das acusações; como se ele estivesse querendo provar aos fariseus que ele não estava transgredindo o Sábado, e o que ele estava fazendo era lícito fazer aos Sábados (o bem), e de fato ele os convencia de que não estava transgredindo, tanto que seus acusadores saiam em silêncio (quem cala consente), se o Sábado não fosse mais pra ser observado Jesus teria dito abertamente em vez de se justificar.

Jesus não se considera um transgressor do Sábado. Muito pelo contrário: Ele coloca a guarda do Sábado em um nível superior ao dos judeus. Ele se declara Senhor do Sábado (Marcos 2:27 e 28), diz que o sábado foi feito para o homem e que é lícito (de acordo com a lei) realizar atos de bondade no dia do Sábado (Mateus 12:12).

Cristo chama os judeus de hipócritas quanto à guarda do sábado. (Lucas 13:15). Por que?
 
Porque eles pretendiam guardá-lo, mas haviam colocado tradições, regras, mandamentos sobre o sábado que o próprio Deus jamais colocara. Quem quer que examine, hoje, os livros de ensino e tradição dos judeus (Mishnáh, Talmud e outros) perceberá ass incríveis distorções do mandamento sabático.


"Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir"... Mateus 5:17.?

                  
                   Os Dez Mandamentos 


Êxodo 20. 1 a 17
1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.





5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra 
que o Senhor teu Deus te dá.

6 - Não matarás.

7 - Não adulterarás.

8 - Não furtarás.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, 

nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, 
nem coisa alguma do teu próximo.


ISAÍAS 56:4
Pois assim diz o Senhor: 
"Aos eunucos que guardarem os meus sábados,que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança,
  

Daniel 7:25 
proferirá palavras contra o altíssimo, magoará os santos do altíssimo e cuidará em mudar 
os tempos e a Lei

                        OS DEZ MANDAMENTOS DA IGREJA CATÓLICA

         1º Amar a Deus sobre todas as coisas

      2º Não tomar o seu Santo Nome em vão
      3º Guardar domingos e festas de guarda
      4º Honrar pai e mãe
      5º Não matar
      6º Não pecar contra a castidade
      7º Não roubar
      8º Não levantar falso testemunho
      9º Não desejar a mulher do próximo
      10º Não cobiçar as coisas alheias


 
"Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices Descansem no Venerável Dia do Sol. Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo Céu." 
 - Codex Justinianus, lib. 13 it. 12, par. 2 (3). 
(DIA DO SOL=DIA DE DOMINGO=DIA DO SENHOR=DIA DE NINROD=DIA DO FUNDADOR DA BABILÔNIA E DA TORRE DE BABEL)





                                                Sábado na Bíblia 

 

Assim foram concluídos os céus e a terra, e ­tudo o que neles há. 

No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Gênesis 2:1-2.


mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, 
nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.  Êxodo 20:10

"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.  Êxodo 20:8-10

Tam­bém lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.  Ezequiel 20:12

"Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir. Digo a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra. Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.  Mateus 5:17-19

Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. Lucas 4:16

Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento.  Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus. Lucas  23:56
 

 "Foi isto que o Senhor ordenou: 

Êxodo 17:26.
'Ama­nhã será dia de descanso, sábado consa­grado ao ­Senhor. Assem e cozinhem o que quiserem. Guar­dem o que sobrar até a manhã seguinte' ". 
 

Êxodo 16:23
"Comam-no hoje", disse Moisés, "pois hoje é o sábado do Senhor. Hoje, vocês não o encontrarão no ter­reno. 
Êxodo 16:25
Durante seis dias vocês podem recolhê-lo, mas, no sétimo dia, o sábado, nada acharão." 
Êxodo 16:26
Ve­jam que o Senhor deu o sábado a vocês; por isso, no sexto dia, ele lhes envia pão para dois dias. No sétimo dia, fiquem todos onde estiverem; ninguém deve sair". 
Êxodo 16:29
"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. 
Êxodo 20:8
mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. 
Êxodo 20:10
"Guardem o sábado, pois para vocês é santo. Aquele que o profanar terá que ser exe­cutado; quem fizer algum trabalho nesse dia será eliminado do meio do seu povo. 
Êxodo 31:14
Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia é o sábado, o dia de descanso, consa­grado ao Senhor. Quem fizer algum trabalho no sábado terá que ser executado. 
Êxodo 31:15
Os israelitas terão que guardar o sábado, eles e os seus des­cendentes, como aliança perpétua. 
Êxodo 31:16
Em seis dias qual­quer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia lhes será santo, um sábado de descanso consa­grado ao Senhor. Todo aquele que trabalhar nesse dia terá que ser morto. 
Êxodo 35:2
Nem sequer acendam fogo em nenhuma de suas casas no dia de sábado!" 
Êxodo 35:3
Este lhes será um sábado de descanso, quando vocês se humilha­rão; é um decreto perpétuo. 
Levítico 16:31
"Em seis dias realizem os seus trabalhos, mas o sétimo dia é sábado, dia de descanso e de reunião sagrada. Não realizem trabalho algum; onde quer que morarem, será sábado dedicado ao Senhor. 
Levítico 23:3
O sacerdote moverá ritualmente o feixe perante o Senhor para que seja aceito em favor de vocês; ele o moverá no dia seguinte ao sábado. 
Levítico 23:11
"A partir do dia seguinte ao sábado, o dia em que vocês trarão o feixe da oferta ritualmente movida, contem sete semanas completas. 
Levítico 23:15
Contem cinquenta dias, até um dia depois do sétimo sábado, e então apresentem uma oferta de cereal novo ao Senhor. 
Levítico 23:16
É um sábado de descanso para vocês, no qual vocês se humilharão. Desde o entardecer do nono dia do mês até o entardecer do dia se­guinte vocês guar­darão esse sábado". 
Levítico 23:32
Isso fora as ­do sábado do Senhor e fora as dádivas e os votos de vocês, e todas as ofertas voluntárias que vocês derem ao Senhor.) 
Levítico 23:38
Esses pães serão colocados regularmente perante o Senhor, cada sábado, em nome dos israelitas, como aliança perpétua. 
Levítico 24:8
"Diga o seguinte aos israelitas: Quan­do entrarem na terra que dou a vocês, a própria terra guardará um sábado para o Senhor. 
Levítico 25:2 

Divisão dos Dez Mandamentos por religião/denominação
MandamentoJudaicoAnglicano, Presbiteriano e demais protestantes.OrtodoxaCatólico romano, Luterano*Adventista do sétimo dia.
Amar a Deus sobre todas as coisas1Prefácio11Baseia-se do 1º ao 4º****
Não terás outros deuses além de d'Ele211
Não farás para ti nenhum ídolo222
Não dirás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus33323
Lembra-te do dia de sábado para o santificar4/sábado4/domingo**4/domingo**3/domingo**4/sábado
Honra teu pai e tua mãe55545
Não matarás66656
Não adulterarás77767
Não furtarás***88878
Não darás falso testemunho contra o teu próximo99989
Não cobiçarás (a mulher do teu próximo)101010910
Não cobiçarás (nada do que pertença a teu próximo)10
APOCALIPSE 19:15

De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as naçõeS


"Ele as governará com cetro de ferro." Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira 


do Deus todo-poderoso.

TODA ESPADA TEM DOIS FIOS (DOIS GUMES). E A LEI TAMBÉM É ASSIM..TENDO DUAS AÇÕES;
ONDE SE ABSOLVE PELA LEI OU SE CONDENA PELA LEI. 


QUEM  POR VENTURA,PODE MUDAR OS CONCEITOS QUE DEUS ESTABELECEU ?


PENSEM NISSO


.












...





Nenhum comentário:

Postar um comentário