DECADÊNCIA E MORTE DE SALOMÃO
1 REIS 11
A sua idolatria
Salomão se tornou num dos maiores fracassos de toda a história bíblica. A origem do fracasso foi o seu amor por mulheres estrangeiras. Riquíssimo e famoso, não havia falta de reis e príncipes ao seu redor que lhe oferecessem suas filhas, irmãs e parentes em casamento.A lei não proibia a poligamia entre os judeus, que podia ser até necessária em certas circunstâncias (Deuteronômio 25:5-10) mas Salomão claramente desobedeceu à lei quando, apegado a elas pelo amor:
-
Multiplicou mulheres para si: um milhar delas, entre esposas e concubinas (Deuteronômio 17:17).
-
Muitas das suas mulheres eram das nações com cujas
mulheres o SENHOR havia especificamente proibido os judeus de se casarem
(Deuteronômio 7:1-4).
O seu coração já não era de todo fiel para com o SENHOR, seu Deus, como havia sido o de Davi seu pai. Davi também havia sido polígamo, mas se limitou a tomar para si mulheres israelitas e nunca faltou em sua fidelidade ao SENHOR com respeito à idolatria.
Talvez nos surpreendamos em como Salomão podia deixar o SENHOR Deus de Israel para seguir e edificar santuários para esses deuses cananeus, depois de ter construído e consagrado um tão suntuoso templo para o verdadeiro Deus:
- Astarote, deusa dos sidônios: chamada "rainha dos céus", (Jeremias 44:25), freqüentemente associada ao deus-sol Baal (Senhor). Ela equivale à deusa Semiramis da Babilônia, como Baal ao deus-sol Ninrode. Também era chamada Istar, uma das grandes deusas dos assírio.
- Milcom, ou Moloque (rei), abominação dos amonitas: seu deus nacional, a quem se sacrificavam crianças que eram queimadas vivas. Seu símbolo era o Fogo, e o Peixe, símbolos também de Ninrode dos babilônios. Equivale ao Quemos dos moabitas.
Dela lemos em Apocalipse 17.
Os israelitas haviam sido prevenidos contra adorar outros deuses, particularmente Moloque (Êxodo 20:1-6; Levítico 18:21; 20:1-5).
É de se notar que Salomão não se afastou de Deus de repente. Isso se deu aos poucos ao casar-se, primeiro com uma princesa do Egito, depois outras princesas, muitas das quais cananéias. Para agradá-las ele permitiu que continuassem na sua idolatria e eventualmente construiu santuários para que ali oferecessem incenso e fizessem sacrifícios aos seus ídolos. Por fim, ele próprio comparecia com elas para assistir e tomar parte nos rituais. Um "pequeno" pecado só para agradar os outros ou para manter uma amizade que pode ser o primeiro passo no caminho que nos afasta de Deus.
Deus conhece a nossa natureza e as nossas fraquezas, e os seus mandamentos são sempre para o nosso bem. Quando alguém não os obedece, as conseqüências inevitavelmente se seguirão. Não é suficiente conhecer a Palavra de Deus, ou mesmo crer nela: é preciso obedecê-la em todas as nossas ações e decisões. Tal qual Salomão, o homem mais sábio que já existiu, nós não somos tão fortes quanto pensamos.
O SENHOR aparece pela última vez a Salomão
O SENHOR se indignou com Salomão por causa da sua infidelidade (suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses.), e lhe apareceu novamente, pela terceira e última vez, avisando que o reino de Israel seria tirado do seu filho e dado ao seu servo, porque Salomão não havia cumprido com a sua parte da aliança feita após a dedicação do templo. Mas em consideração a Davi e por amor a Jerusalém ele permitiria que a sua descendência ficasse com uma tribo (além da tribo de Judá que era a de Davi).Aparecem os inimigos
A paz que existia no reinado de Salomão, e que lhe havia permitido dedicar todo o esforço da nação em atividades pacíficas dando-lhe uma invejável prosperidade, começou a ser ameaçada pelos seus inimigos. "Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz" (Isaías 47:21). Três deles são descritos aqui:
-
Hadade o edomita: da linhagem real de
Edom, ele havia fugido ainda muito jovem para o Egito com alguns dos
seus homens quando o rei Davi conquistara Edom. Este era um território,
atualmente da Jordânia, de importância estratégica pois controlava o
caminho para o mar Vermelho. Hadade casou-se com a cunhada do faraó, e
voltou para Edom durante o reinado de Salomão, dando início a operações
militares contra ele.
-
Rezom, rei de Damasco: bandoleiro, fugido
de Zobá onde Davi havia feito um morticínio, foi coroado rei de Damasco
pelos seus homens. Ele agora reinava sobre a Síria e detestava Israel,
fazendo-se seu adversário todos os dias de Salomão.
-
Jeroboão da tribo de Efraim: ainda jovem,
tinha sido colocado por Salomão como capataz de uma de suas obras
percebendo que era homem valente e capaz, moço laborioso. Um dia o
profeta Aías revelou-lhe em segredo que o SENHOR lhe daria dez tribos do
reino de Israel por causa da idolatria de Salomão. Explicou ainda que
apenas uma tribo além de Judá (10 + 2 Tribos = 12 tribos) ficaria com o filho de Salomão, assim
afligindo a descendência de Davi, mas não para sempre: é uma profecia do
reinado do descendente de Davi (Jesus Cristo) e do reinado de Davi no
milênio. Jeroboão e a sua descendência ficariam no trono das dez tribos
de Israel, depois da morte de Salomão, desde que ele e a sua
descendência ouvissem e obedecessem ao SENHOR em tudo, e andassem nos
Seus caminhos, e fizessem o que era reto perante Ele, guardando os Seus
estatutos e os Seus mandamentos, como fez Davi. Jeroboão, no entanto,
talvez por impaciência levantou a mão contra o rei Salomão, e este
procurou matá-lo. Mas conseguiu fugir para o Egito onde foi bem acolhido
pelo rei Sisaque.
A sua morte
Neste ponto chegamos rapidamente a um ponto final, como se não interessasse mais saber nada sobre o apóstata Salomão. Quase que desprezivelmente, está escrito "Quanto aos mais atos de Salomão, a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura, não estão escritos no Livro da História de Salomão?" Este livro não faz parte do cânone bíblico, e é provavelmente uma crônica do seu reino disponível aos escribas que escreveram o livro de 1 Reis, e que não foi conservada.É um triste fim para quem começou tão bem e gozou das ricas bênçãos de Deus, prosperando materialmente mais do que qualquer outro dos Seus servos aqui na terra. Mas não conseguiu permanecer nos caminhos de Deus e ser fiel até a sua morte.
Seria diferente se tivesse seguido o que ele próprio aconselhou no fim do seu livro de Eclesiastes: "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más."
poligamia
ResponderExcluirsubstantivo feminino
1.
união conjugal de uma pessoa com várias outras.
Só uma observação: Em deuteronômio 25:5-10 não está falando sobre poligamia e sim que, se o marido FALECER, aí sim o irmão poderia casar-se com a sua cunhada para que o seu nome não subisse na história
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirO ASSUNTO DESTE TEXTO SE REFERE EM UMA ANALOGIA AS IGREJAS QUE SUPOSTAMENTE SE REFEREM A DEUS. MAS NA VERDADE TEM NA PRÁTICA A CONDUTA DE SERVIR O MUNDO.
Excluir